Estudo do canibalismo na história e na literatura e o significado de Hannibal Lecter como possível ogro contemporâneo

Autora: Marina de Oliveira – Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Letras – Universidade de Santa Cruz do Sul

O canibalismo está inserido na literatura desde a Idade Média, quando os contos populares eram passados oralmente entre as comunidades. As primeiras adaptações desses contos se deram para uma leitura direcionada ao público infantil, denominados “contos de fadas” ou “contos maravilhosos”.

O ogro por si só, e uma criatura de má índole que quer devorar aqueles que passarem por seu caminho. Ele aparece nas estórias dos irmãos Grimm e de Charles Perrault. Hannibal Lecter é uma personagem contemporânea criada pelo escritor Thomas Harris. Sua primeira aparição e em Dragão vermelho, posteriormente sendo personagem principal em O silêncio dos inocentes.

Lecter é um renomado psiquiatra, com um passado sombrio e que sente total prazer em comer seus pacientes ou pessoas do seu círculo social. Nosso estudo busca fazer uma trajetória do canibalismo real e nos contos de fadas, relacioná-lo com o vampirismo para assim chegarmos ao estudo da personagem Hannibal Lecter, e caracterizá-la como um ogro contemporâneo.

Confira: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/1243

Artigos Relacionados