Janeiro Branco

A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
Falar sobre Saúde Mental é uma das principais e das melhores formas de se promover a Saúde Mental dos indivíduos e das instituições!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença: é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, dessa forma, merece atenção em todos as suas vertentes.
O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.

Ter saúde mental é:
– Estar bem consigo mesmo e com os outros
– Aceitar as exigências da vida
– Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida
– Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário

Nos dias de hoje, estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave.

Como a saúde mental está no corpo e no meio, muitas vezes é concebida como uma fraqueza do sujeito, algo sobre o qual ele teria condições de atuar e não o faz.
E por isso, a campanha Janeiro Branco é tão necessária, principalmente no começo do ano, quando, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
Ela busca promover a circulação de informações e de conhecimentos sobre Saúde Mental em todos os espaços nos quais as pessoas
se encontram. Além disso, o Janeiro Branco também busca conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas do mundo, a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental nas sociedades.
QUEM CUIDA DA MENTE CUIDA DA VIDA!
Cuide você também!