Hoje vamos falar um pouco sobre a terapia de casal. Ainda existe a crença de que terapia de casal é o último recurso para um casamento falido.
.
NÃO É! 🙅🏻
.
Quanto antes buscar o auxílio, melhor.
.
Entenda um pouco mais sobre a terapia de casal.
.
💖 O objetivo é buscar a felicidade procurando cuidar de questões importantes daquele momento da relaçãoe estabelecer uma comunicação harmônica. Entretanto, se durante o trabalho cada um resolver ir para o seu lado, não significa que o processo deu errado.
.
💖 A vida amorosa não tem que ser um mar de rosas: sempre haverá desacordos. Ter a capacidade de ouvir decepções e críticas é fundamental, afinal ninguém é uma unanimidade. Nem você.
Qualquer tema da vida a dois pode gerar conflitos e ser um motivo para conversar, esclarecer, negociar.
💖O processo às vezes é desgastante: como a terapia de casal acontece de forma conjunta, a visão de um pode ser contestada pelo outro, gerando confronto. Muitas vezes o terapeuta precisa manejar a comunicação e podem ser necessários vários encontros até que o casal consiga conversar de maneira assertiva.
.
💖Não há juiz: o papel do terapeuta é de ser o mediador. Um bom profissional procura entender cada parte, a dinâmica e a qualidade desta interação, favorecendo o diálogo e a negociação, a partir dos pedidos de cada um.
.
💖Não basta ir, tem que participar: é preciso envolver-se com todo o processo. É comum que inicialmente um dos parceiros não esteja disposto a expor-se ou investir na relação, enquanto o outro está. No decorrer do trabalho, no entanto, é possível que haja engajamento de ambos.
.
💖O que acontece no consultório fica no consultório: a privacidade é sempre respeitada.
.
💖Se quiser, volte sempre: konge de ser um sinal de fraqueza, indica maturidade – para resolver o que perturba a relação.
Embora o trabalho da imersão LovePlan seja terapêutico, pois promove reflexões e oferece ferramentas para o casal amar melhor, não é uma terapia de casal.